TOQUE ESSENCIAL – TERAPIA OCUPACIONAL

Durante o desenvolvimento infantil não podemos deixar de avaliar e estimular elementos dentro das brincadeiras que nos proporcionem futuramente habilidades voltadas a grafomotricidade, que na realidade são o conjunto de habilidades motoras e sensoriais necessárias para atividades gráficas. A escrita dentre todas as atividades gráficas acaba por ser a atividade mais elaborada e complexa, no entanto de importante valor pensando nas funções acadêmicas.

É importante enfatizar que para uma boa escrita é necessário algumas habilidades e cuidados relacionados a componentes motores, postura adequada, aspectos sensoriais, desenvolvimento das preensões, uma eficaz coordenação visomotora e também coordenação bilateral.

A estimulação dessas habilidades não precisa se tornar uma atividade obrigatória e chata, podemos realizá-la através do brincar e da imitação do outro.

Para crianças que não estão adaptadas ao uso de lápis sugiro o uso de giz de cera pela facilidade da preensão ou até mesmo a tinta guache, sendo usada com pincel ou até mesmo com os dedinhos.

Para as crianças que não apresentam força para sustentar o lápis, ou dificuldade na preensão do objeto ou mesmo incômodo com a textura podem ser realizadas algumas adaptações no material, como, engrossamento do calibre do lápis, mudança na textura do cabo (pincel ou lápis) e até mesmo equipamentos de tecnologia assistiva que facilite essa atividade.

É importante lembrar que a dominância e preferência manual acontece até os 6 anos de idade em média, portanto não devemos nos preocupar se nossos pequenos pintam cada hora com uma mãozinha, ou se mudam a preferência a qual levam a mão para pegar objetos, até porque, até mesmo na escrita precisaremos da função bimanual para realizarmos atividades gráficas onde uma mão é usada como apoio, segurando a folha por exemplo, e a outra desempenha a grafomotricidade.

A grafomotricidade deve acontecer de forma natural e lúdica, onde desenhar, pintar e rabiscar tornam-se atividades prazerosas e saudáveis que permitam as crianças soltarem a imaginação e serem simplesmente crianças.

Essa atividade e texto foram indicados e elaborados pela nossa Terapeuta Ocupacional Cibelly Soares .

TOQUE ESSENCIAL – desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré, através da Secretaria Municipal da Saúde

#PestalozziSumaré #AtividadeEmCasa #TerapiaOnline #TrabalhoPestalozzi #PestalozziPorAmor #DicasPestalozzi #DicasDaTOPestalozzi #AtividadesNaQuarentena #InclusãoPestalozzi #TerapiaOcupacionalPestalozzi

Ressaltamos que durante a pandemia que estamos enfrentando, diariamente são enviadas atividades específicas para todos os beneficiários em particular, os atendimentos são feitos remotamente, através de aplicativos de conversa, vídeo chamadas, ligações telefônicas, redes sociais e outros.