Projetos
Além do Horizonte
O Projeto Além do Horizonte promove a reabilitação, enfatiza as habilidades, otimiza a função e a saúde dos beneficiários que possuem alguma deficiência de moderada a severa, tendo em vista os objetivos funcionais necessitados. A equipe interdisciplinar é composta por Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicologia e Assistente Social.
Centro Dia
O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias - Centro Dia procura oferecer atendimento especializado de proteção social especial de média complexidade para pessoas com deficiência, com vistas a contribuir com a melhora da autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida, reduzindo a sobrecarga da família/cuidador na tarefa de cuidar, contribuindo com a prevenção da segregação, rompimento de vínculos e institucionalização. A equipe é composta por Coordenador, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Orientador Social e Cuidadores.
Ciranda da Inclusão
O Projeto Ciranda da Inclusão atende crianças e adolescentes visando contribuir no processo de desenvolvimento cognitivo, motor, social, moral, afetivo e sensorial, via atendimentos individuais, em duplas ou em grupo (conforme a necessidade do beneficiário), com equipe multidisciplinar nas áreas: coordenação, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia, musicoterapia e serviço social.
Foco no Autismo
O Projeto Foco no Autismo proporciona tratamento das pessoas com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) oferecendo oportunidades de desenvolvimento e evolução das habilidades nas áreas de comunicação, socialização e comportamento conduzido por equipe multidisciplinar composta por: coordenação, terapia ocupacional, pedagogia, pedagogia- visita escolar psicologia, fonoaudiologia, educação física, musicalização e serviço social.
Mãos Inclusivas
O Projeto Mãos Inclusivas oferece atendimentos a partir de grupos de oficinas direcionadas, possibilitando o desenvolvimento da pessoa com deficiência, a partir de estímulos para a preparação e inserção no mercado de trabalho, potencializando suas habilidades, por meio de equipe multiprofissional, composta por coordenação, assistente social, psicólogo, instrutora de recreação, pedagoga e professor de música.
Toque Essencial
O Projeto Toque Essencial visa o desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância, visando assistir crianças de 0 a 4 anos, com atraso no desenvolvimento e/ou deficiências físicas, auditivas, visuais ou múltiplas. A equipe interdisciplinar é composta por Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicologia e Assistente Social.
SAF
O Projeto Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) promove a participação efetiva das famílias das pessoas com deficiências participantes dos Projetos desenvolvidos na Instituição, promovendo diversas atividades visando a qualidade de vida, o SAF também promove eventos internos para os familiares dos beneficiários. A equipe multidisciplinar é composta por Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista, Técnica de Enfermagem e Instrutora de Cursos.
Residência Inclusiva
A Residência Inclusiva assegura a proteção integral para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, por meio de um serviço especializado que visa garantir o direito a uma vida digna e de qualidade, além de promover o desenvolvimento da autonomia, independência e emancipação pessoal e social desses cidadãos. A equipe multidisciplinar é composta por Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e Cuidadores.
Centro de Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. O tratamento da Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Cuidar, Comunicar e Incluir
O projeto CCI, tem como objetivo promover a efetiva inclusão dos alunos com deficiência ou limitações motoras, nas 38 escolas do município. Nos dias e horários letivos, nos períodos manhã, tarde e noite, atendendo as especificidades de cada um e viabilizando a mobilidade e atendimento independente das suas limitações O projeto conta com os profissionais: Cuidadores, pedagogas auxiliares, intérprete de libras, gerente, supervisão, auxiliares administrativos e auxiliar de serviços gerais.