Sobre nós

História

A Sociedade Pestalozzi de Sumaré nasceu do movimento da comunidade para atender pessoas com deficiência severa. Em 24 de setembro de 1987, na sede provisória do Rotary Clube de Sumaré, a casa da amizade, formada pelas esposas dos Rotarianos, juntamente com membros da sociedade, fundaram e aprovaram o primeiro estatuto.

A nova Diretoria iniciou os trabalhos de estruturação e organização, buscando recursos e conhecendo outras entidades Pestalozzianas para entender o trabalho com pessoas com deficiência severa.

Em 04 de Fevereiro de 1988, foi alugada uma casa alugada pela empresa Texcolor S/A abriu-se as portas da entidade na Rua Moacir de Matos, 27, Jd Alvorada, Sumaré/SP, e em 06 de Março de 1989 começamos a atender 06 usuários de deficiência severa. Depois a entidade foi para a Rua José Mancini, 64, Centro – Sumaré/SP.

Em 01 de Agosto de 1990 foi efetuado o primeiro Convênio com a Prefeitura Municipal de Sumaré para a contratação de uma 1ª equipe técnica. 

Em 06 de Maio de 1991 recebemos da Prefeitura de Sumaré doação do terreno onde estamos situados atualmente, a pedra fundamental foi colocada quatros anos depois com representantes do poder público, diretoria, funcionários, usuários, comunidade e representante da Fenasp. A construção ficou pronta em 25 de Agosto de 1996.

Em 28 de Março de 1998 a Entidade recebeu o prêmio Fufo como melhor entidade de 1997.

 

Em virtude do aumento e busca por atendimentos voltados para o trabalho e educação, projetamos as Oficinas Pedagógicas e Terapêuticas, o que se tornaram um Centro de Habilitação, Reabilitação e Inclusão, inaugurado em 24 de setembro de 1998, obteve-se mais salas de atendimentos, uma sala de expressão corporal, uma sala com piscina aquecida que se transformou no projeto de Hidroterapia.

 

Nos anos 2000 houve mudança do nome de Sociedade Pestalozzi de Sumaré para Associação Pestalozzi de Sumaré.

 

Em 2010 fomos contemplados com o Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras, o projeto inscrito Ciranda da Inclusão onde atendemos gratuitamente pessoas com deficiência intelectual, física, múltipla e autismo de leve a severa, sem limite de idade, contribuindo para qualidade de vida através de acesso a projetos que propiciavam atendimentos especializados em habilitação, reabilitação e inclusão, bem como suas respectivas famílias oferecendo orientações, assistência, atendimentos especializados e encaminhamentos, de acordo com a necessidade de cada caso.

A inclusão é um ato de amor, compreensão e empatia. É o reconhecimento de que todos nós merecemos igualdade e respeito.

Mallory Weggemann — Atleta paralímpica
Missão, visão e valores
Missão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares, garantindo direitos, promovendo autonomia, assegurando o acesso a projetos que propiciem o atendimento especializado em habilitação e reabilitação, inclusão na Rede Regular de Ensino e Mercado de Trabalho, oportunizando assim o exercício da cidadania.

Visão

Ser uma instituição íntegra, reconhecida em Sumaré e região pela qualidade dos seus processos internos e de atendimento à sociedade dentro de sua missão institucional.

Valores
  • Ética
  • Transparência
  • Responsabilidade social
  • Solidariedade
  • Trabalho em equipe
  • Competência técnica
  • Comprometimento
  • Efetividade
Rolar para cima